Gustavo Roriz

Gustavo Roriz é um nome que nos leva do Minho ao Brasil, América Latina, África, Europa Mediterrânica e nos traz de volta.

Multi-intrumentista, onde o baixo, o contrabaixo, o violão e o violão brasileiro falam o que sai do seu coração através de seus dedos e poemas. Se falamos de experiência, podemos encurtar e dizer que ele integrou o grupo Madredeus, além de ter acompanhado grandes artistas portugueses como Luiz Caracol, Paulo de Carvalho, Fernando Girao, Jorge Fernando, Nancy Vieira, Raquel Tavares, Filipa Cardoso, Luisa Rocha, Fernando Tordo, Ciganos D’Ouro, O’QueStrada e outros artistas estrangeiros como Taís Raganelli, Pablo Lapidusas, Grupo Bons Tempos, Phillip Hamilton, Daniel Mile. Agora, se o foco são os estilos, haverá música africana, jazz, fado, rap e muitas conversas na noite de folga. Pode-se dizer de uma forma oficial que Gustavo Roriz exerce ao mesmo tempo uma atividade no campo cultural de interesse fundamental para Portugal e Brasil, trazendo sua identidade sonora e sua personalidade musical para os quatro cantos do mundo, que se apresentou renomeado salas como Coliseu em Lisboa, Porto e Buenos Aires, sala Zitarrosa em Montevidéu, Olga Cadaval, Teatro Calderon em Madri, Carnegie Hall em Nova York, Bauhaus Music em Amsterdã e muitas outras no mundo, principalmente em Portugal, onde vive desde 2004 .

+ ver mais

Recentemente, lançou seu novo trabalho solo, o álbum “SEM FRONTEIRAS” (SEM FRONTEIRAS), onde a viola caipira soa exclusivamente em estilos fora do espaço sonoro em que estamos acostumados a ouvir, e no mesmo álbum ele toca baixo, dobra, clássico violão e canta algumas músicas. Também integra o grupo D’Alambre que, em 2015, lançou o CD “Tierra y Seca Caramelo” com músicas originais em parceria com a cantora e compositora espanhola Mili Vizcaíno. Juntaram a eles mais 3 grandes músicos na formação original do grupo: Gabriel Godoy, Ruca Rebordão e Max Bruno Ciuro.

Na área académica, é formado pela UNICAMP e possui mestrado em Jazz Performance pela ESML (Escola Superior de Música de Lisboa).